#EMBARAÇO

#oEMBARAÇOdoserestranho

a literatura infantil , contrariamente ao dito palmo e meio (que acreditamos ser SÓ uma forma carinhosa de nos referirmos às crianças) , transporta qualquer um para o lugar mais escondido e mais seu : o imaginário . o nosso local interior estranhamente composto por lacinhos nas couves ou discursos muito educativos dos nossos animais de estimação ; aquele lugar onde realmente aprendemos , porque as nossas mangas estão sempre arregaçadas e o sorriso está no coração .

um dia passeávamos na Bertrand e adoramos a surpresa

‘um Estrambólico é uma criatura estranha e reservada. Um Estrambólico não anda por aí a passear na rua. Só se encontra um Estrambólico em locais escondidos e inacessíveis, como uma gruta gelada da Antártida, uma densa floresta nórdica, ou o interior… das nossas cabeças. Neste livro há dezasseis estrambólicos que se dividem em três e se combinam entre si (…) São muitos Estrambólicos num livro só. Diverte-te e não te assustes com as surpresas.’ , por josé jorge letria 

foi tal qual o embaraço de duas crescidas a ler o estrambólico e a conjugar uma criatura chamada mogumécio (foi um prazer o embaraço , mogumécio !) que rapidamente construímos mais um pedacinho de aventura .

ler , criar, escutar ou ser coisas estranhas passa para lá do embaraço , para a virtude e unicidade , para a necessidade das crianças usufruírem da sua liberdade e inocência , da sua rebeldia e cabeçadas , do valorizar mas a correr , a saltar e a asneirar . passa para aquele trabalho que é uma rua ou uma casinha , um planeta ou um oceano onde tudo é possível . que dá formigueirinho bom , mas também dá trabalho , dá trabalho a combater os mais indesejados intrusos .

pelas crianças : deixem -nas embaraçar ; e embaracemo -nos também : estamos sempre a crescer e sabem para quê ? para aquela fase em que voltamos a ser crianças . yeah já estamos a sentir o formigueiro (e estamos de mangas arregaçadas) !

ief

imagem : de limontes , às fantásticas ilustrações do livro ‘estrambólicos’ da autoria de andré letria

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s